OS CARRETOS
Os carretos são parte fundamental do material de
pesca e proporcionam as condições para os lançamentos e recuperação da
linha/isco/peixe capturado com um desgaste mínimo do pescador e é na
bobina do carreto que fica acondicionada a linha com que se pesca.
Possibilitam uma reserva de linha e são acoplados às canas e são
geralmente constituídos por uma haste de fixação, um corpo, pela
asa do cesto (pick-up), pela bobina onde é colocada a linha, por uma
manivela, por um selector/travão do sentido de rotação e pelo travão de
fricção ou embraiagem. Há ainda outros tipos de carretos, como os
de enrolamento directo ou horizontal conhecidos como carretos de combate
ou os específicos para determinados tipos de pesca (pesca à mosca ou
outras).
Como em tudo quanto se refere a equipamento de
pesca é aconselhável procurar o conselho de alguém mais familiarizado
com este desporto antes de comprar um carreto, tendo sempre o cuidado de
comprar o adequado ao tipo de pesca que pretende praticar. Prefira
marcas conceituadas e revendedores autorizados. As melhores marcas
a nível mundial estão representadas em Portugal, pelo que não encontrará
dificuldades em encontrar material de qualidade.
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TIPOS DE CARRETOS
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Dividem-se, de uma forma
generalizada, nos seguintes tipos:
bobina móvel |
usados para uma variedade enorme
de técnicas de pesca, desde o baitcasting em água doce até ao
surfcasting e pesca embarcada / grossa.
Tem normalmente uma bobina livre,
travões mecânicos ou magnéticos e um sistema de embraiagem. |
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bobina fixa |
A bobina não gira
ao recuperar a linha - esta é enrolada na bobina através da asa
do cesto. A bobina apenas gira através do sistema de embraiagem
para dar linha quando um peixe força a mesma, Este tipo de
carreto é bastante versátil e capaz de lidar com a maioria das
técnicas de água doce e salgada. |
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bobina fechada |
é um carreto de bobina fixa com a
parte frontal fechada. A linha passa por um orifício existente
na parte da frente e é enrolada na bobina através de uma
lingueta de recuperação. É bastante eficaz para linhas leves,
especialmente para a pesca à bóia, já que proporciona um bom
controle da linha quando o tempo está ventoso. |
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spincaster |
versão mais
robusta do carreto de bobina fechada, preparado para linhas mais
grossas |
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baitcasting |
são carretos de bobina móvel
fabricados de forma a proporcionar um fácil manuseamento de
forma a poderem ser usados durante longos períodos de pesca sem
fatigarem o pescador. Estão normalmente munidos de um
mecanismo nivelador de linha que estende de forma homogénea a
linha recuperada por toda a bobina. |
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pesca
à mosca |
utilizado para a
pesca à mosca, podem ser de acção única ou de bobina móvel. No
de acção única a bobina dá uma volta por cada rotação de
manivela, enquanto no de bobina móvel dá várias voltas. |
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UTILIZAÇÃO |
Carretos com fricção (travão) dianteira
têm normalmente bobinas maiores que aliam a precisão e potência da
"travagem", o que não acontece nos de fricção traseira, normalmente com
bobinas muito mais pequenas e "travagem" menos eficaz, embora mais
rápidos .
Os carretos têm impressa na bobina a
indicação da sua capacidade em função da espessura da linha, o que
deve ter em conta. Para o abastecimento da linha tenha o
cuidado de colocar o carreto à mesma altura e em linha recta com a
bobine de onde vai retirar a linha para que esta não entre torcida
. Durante o enrolamento, feito com a manivela, não deixe a linha
laça - deverá regular a fricção de modo que a linha entre esticada, mas
sem exagerar. Nunca encha demais a bobina da linha, pois isso iria
provocar problemas durante a acção de pesca. Quando em acção deverá
regular o travão de fricção (embraiagem) de modo que a partir de uma
determinada força a linha saia livremente, impedindo assim que se parta e
perca o exemplar que tiver ferrado. Muito importante é a
especificação da relação / desmultiplicação de um carreto (GEAR ou
RATIO), informação fornecida por dois números separados por dois pontos
(exp: 5:1 a cada volta da manivela a bobina gira
cinco vezes).
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POTÊNCIA
vs VELOCIDADE |
+ RATIO |
+ VELOCIDADE
-FORÇA |
- RATIO |
+ FORÇA
- VELOCIDADE |
+ DIÂMETRO DA BOBINA |
+ VELOCIDADE
- FORÇA |
- DIÂMETRO DA BOBINA |
+ FORÇA
- VELOCIDADE |
+ COMPRIMENTO DA
MANIVELA |
+ FORÇA
- VELOCIDADE |
- COMPRIMENTO DA
MANIVELA |
+ VELOCIDADE
- FORÇA |
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MANUTENÇÃO |
Uma correcta
manutenção do seu carreto prolonga a sua vida por muitos anos
1 -
Retirar os parafusos para o abrir e pincelar o
interior com petróleo a fim de eliminar a massa velha.
2 -
Aplicar massa nova especialmente nas rodas dentadas.
3 -
Fechá-lo e deitar óleo fino na asa de cesto, na lingueta do travão e
na manivela. |
As regras são as já conhecidas! Não arrume o
equipamento ao chegar de uma pescaria sem o lavar
cuidadosamente com abundante água doce, de preferência corrente. O ideal é
cortar os 2 / 3 últimos metros da linha e deixar a bobine algum
tempo dentro de água doce - assim poderá evitar eventuais dissabores, pois
essa é a parte da linha que sofre maior fricção durante a acção de pesca.
Limpe tudo com um pano limpo e seco. Não por sistema, mas a
cada duas ou três lavagens/pescarias deverá lubrificar as partes móveis do
carreto com óleo de máquina de costura e vaselina em pasta. Evite o
contacto do óleo com a linha.
Poderá também lavar as peças interiores com
petróleo e depois lubrificá-las com massa de lubrificação.
O carreto deverá depois ser arrumado,
preferencialmente dentro de um saco de pano e com a manivela recolhida, a
fim de evitar acidentes (a manivela pode partir com uma queda ou pancada).
Não se esqueça de substituir regulamente a
linha - os raios solares, o salitre e a fricção fazem com que a qualidade
se deteriore, o que pode provocar alguns desgostos em momentos
cruciais. A própria linha ganha memória por se manter enrolada na mesma
posição durante muito tempo, assumindo um formato helicoidal quando
retirada da bobina. E nunca transporte a cana com o carreto montado!
Um conselho: na primeira vez que desmontarem
um carreto, se puderem gravem a desmontagem com uma câmara de vídeo -
assim, caso surja alguma dúvida basta ver o filme...
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Caso não desmonte o carreto
deve passá-lo por água doce e depois de o limpar bem lubrificá-lo com óleo
fino.
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CARRETOS ELÉCTRICOS
Aparição relativamente recente no mercado
fizeram os carretos eléctricos, que são indicados para quem pesca de barco
e a grandes profundidades. Comportam em média cerca de 600 metros de
linha (50lbs) e têm um poder de recuperação que pode chegar aos 200
mts por minuto. |
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